segunda-feira, 4 de julho de 2011

Balneário de Ipanema está de luto por corte ilegal da Restinga.

Cidadão que se diz desembargador alega que tinha autorização da secretaria de obras e até do governador. Chamou a Restinga de mato passou por cima dos postes que foram colocados pelas Associações e não teve dó, acabou com a Restinga e com a fauna que havia ali.
  


Fotos: Gisele Trayckzyk
“Dois anos jogados fora” são as palavras indignadas da atleta Pérola de Souza por conta do acontecimento no último domingo (dia 5 de junho), onde um cidadão que tem sua residência em frente a praia, simplesmente mandou cortar toda a Restinga da frente da sua casa. Foram mais de 10 metros de restinga cortada. “Eu acho que essa autorização é mentira, eu duvido que esses órgãos iriam permitir isso, se são os mesmo órgãos que estão nos favorecendo com a campanha ambiental na região.” Declara Pérola que está convencida que essa ação aconteceu por pura ignorância das leis ambientais. Estamos tentando descobrir o autor do crime e vamos lutar para que isso não aconteça novamente.
A pergunta é: Será que a estética da orla vale mais do que a segurança do ecossistema local? No último ressacão (dia 29 de maio) a empresária e estudante de gestão imobiliária Gisele Trayczyk filmou a água do mar invadindo o calçadão nas partes onde não tem restinga provando que ela existe para assegurar que a água do mar não suba. “Muitos moradores serão prejudicados com o ocorrido e todo nosso ecossistema também, quantos anos levarão para crescer tudo de novo, é muito triste.” Relata Gisele e o grupo de moradores da região que estão lutando pela Restinga há alguns meses junto a Secretaria do Meio Ambiente de Pontal do Paraná com o apoio das Associações.
  

Onde tem restinga a água não sobe. Onde não tem, ela invade tudo. Fotos tirada do último ressacão em Ipanema (29/05) – fotos: Gisele Trayckzyk

As restingas estão cada vez mais escassas e por isso a Federação Paranaense de Bodyboarding, assistida pela Associação de Surf de Guaratuba entrou com um projeto junto a Sema em 2009, conseguindo postes de eucalipto através da Copel e começou a cercar a Restinga. No final de 2010 a ABBI (Associação de Bodyboarding do Balneário de Ipanema) juntamente com a ASBI (Associação de Surf de bodyboarding de Ipanema), moradores e comerciantes fizeram um multirão cercando uma grande área. Em 2011, Gisele Trayckzyk juntamente com as associações recomeçou a luta entrando com projetos pedindo mais eucalipto e as placas de orientação com as leis ambientais. Não deu tempo das placas chegarem por conta de algumas burocracias e o crime aconteceu por falta de orientação.
FOTOS DA MOBILIZAÇÃO DAS FEDERAÇÕES E ASSOCIAÇÕES PARA CERCAREM A RESTINGA




A denúncia foi feita junto a Força Verde e agora os moradores e as associação esperam ansiosamente para o que os fatos sejam apurados, os autores sejam penalizados e as Secretarias Ambientais se mobilizem favorecendo a informação ao cidadão para que isso não ocorra mais no litoral paranaense. A Lei Federal que protege a Restinga é a 9605/98.
FOTOS DA RESTINGA ANTES DO CORTE ILEGAL:
Foto: temporada 2010/pessoas respeitando a restinga demarcada pelos postes
FOTOS DA RESTINGA DEPOIS DO CORTE ILEGAL:
Ajudem-nos a não deixar isso acontecer mais. Envie-nos sugestões, repassem para amigos da imprensa, não vamos deixar isso acontecer de novo. Obrigada a todos os seres conscientes desse planeta. "Cuidar da natureza é cuidar do Jardim de Deus" William - Bola de Neve

Nenhum comentário:

Postar um comentário